sábado, 18 de julho de 2009

Meu Ócio/Fernando Guerreiro

"Na minha vida sempre me deparei com uma terrível questão: o que fazer nos meus momentos de ócio, já que trabalho para preencher os momentos de ócio dos meus contemporâneos. Esta questão já me rendeu noites de insônia, princípios de depressão e até, acredite quem quiser, tentativas de mudar de profissão para desfrutar entusiasticamente dos momentos de ócio que eu próprio produzo.

Se o trabalho é necessário, engrandecedor e outras coisitas más, o ócio é fundamental. A questão é se devemos preenchê-lo ou mergulhar de cabeça na mais completa imobilidade. A primeira opção oferece riscos e só devemos utilizá-la se tivermos completa segurança. Nada de sair de casa catando uma praia qualquer, um pagode idem ou um cinema vagabundo. É importante definir o destino e mergulhar de cabeça no programa certo e adequado ao seu desejo.

Quanto à opção do “nada fazer” é genial, vá fundo e sem culpa. Não crie justificativas e assuma seu lado Caymmi, que afinal de contas é considerado um artista genial. Creia, é no vazio e no ócio absoluto que nascem as grandes idéias e que chegamos mais perto de qualquer divindidade, Experimente!"


*Fernando Guerreiro é diretor teatral

Nenhum comentário:

Postar um comentário